Você está aqui
Van Parys Edmond (1906 - )
Edmond Joseph Philippe Marie Van Parys nasceu em 12 de maio de 1906 na cidade belga Antuérpia. Como seu pai, Léon Louis Van Parys (Antuérpia, 8/2/1883), um armador, trabalhou com a importação de frutas cítricas. Inicialmente as frutas vieram da Espanha. Leon Van Parys foi, no final do século XIX e começo do século XX, um dos maiores (se não o maior) exportadores de frutas do mundo, sob as marcas LVP ou Elvepe.
Na década de 1930, Edmond visitou o Brasil pela primeira vez onde decidiu de permanecer. E alguns anos depois, em 1937, fundou, no Brasil, a Citrobrasil, uma exportadora de frutas cítricas. Uma de suas intenções era enviar as frutas brasileiras ao pai. A empresa vai se desenvolver com o maior exportador de frutas cítricas do Brasil. Ela representava, até meadas da década de 1960, cerca de 60% da exportação de laranja do Brasil.
No fim dos anos 1950, Edmond começou a recolher as frutas das suas próprias pomares na sua Fazenda Sete Lagoas no distrito de Martinho Prado, em Mogi-Guaçu, no Estado de São Paulo. A Sete Lagoas Agrícola influenciou a citricultura brasileira e mundial, por tamanha visão e ações agrícolas que jamais eram cogitadas na época, como genética, adubações de solo e foliar, uma das primeiras fazendas a utilizar irrigação em larga escala etc., sendo referência pelas suas altas produtividades. Edmond Van Parys era também inovador na propagação de novas variedades – como a hamlin, de maturação precoce, e a natal e valência, de maturação tardia. Em 1964, o engenheiro francês Jacques Benchetrit projetou e monteou uma fábrica em Bebedouro, SP, para o processamento de suco de laranja.
A Citrobrasil foi vendida em 1976 ao grupo Cargill.
Em 1979 é fundada a Citromojiana no município de Concha, SP. Os acionistas são os grupos Coca-Cola, Toddy International e Leon Van Parys SA.
Seu descendente Leon Van Parys de Camargo Naday é o atual diretor do grupo LVP e da Fazenda Sete Lagoas Agricola SA.
Fontes: