Você está aqui
Livro Raízes belgas, trajetórias brasileiras
Raízes belgas, trajetórias brasileiras
Prepare-se para um fascinante mergulho nas histórias inspiradoras de oito mulheres belgas que transformaram suas vidas no Brasil. O livro "Raízes belgas, trajetórias brasileiras" é um convite para descobrir vidas corajosas e resilientes, e de como essas mulheres se tornaram protagonistas em suas áreas de atuação, em diferentes períodos históricos.
O Brasil e a Bélgica são países marcados por histórias de migração, de muitas idas e vindas. Poucas vezes as vidas das mulheres foram destacadas. Com o objetivo de desvelar as trajetórias de oito mulheres belgas que transformaram suas vidas ao migrarem para o Brasil, Marc Storms lança o livro "Raízes belgas, trajetórias brasileiras”, resultado de intenso trabalho de pesquisa em ambos os países.
Entre elas, a poetisa e escritora Marie van Langendonck, com seu inédito livro “Uma colônia no Brasil” de 1862, que narra suas aventuras em longínquas terras gaúchas. em>Maria Rennotte, a pioneira da medicina obstétrica em São Paulo, desbravando um campo até então dominado por homens e a irmã Lambertine, que dedicou sua vida a cuidar de crianças órfãs na Casa Pia, na capital paulista. Georgine Mongruel foi a jornalista e compositora que musicalizou poetas brasileiros, vivendo grande parte da sua vida entre o Paraná e o Rio de Janeiro. Jeanne Milde, uma visionária educadora e artista, que abriu portas para a presença feminina nas artes plásticas na então tradicional cultura mineira. Yvonne Jean, jornalista e tradutora nos efervescentes anos 50 e 60, entre terras cariocas e a inauguração de Brasília. Lily Sverner, a fotógrafa que, ao com sua sensibilidade, elevou a fotografia como uma forma maior de expressão. Françoise Schein, a arquiteta que visualizou cidadania e direitos humanos nas estações de metrô das grandes cidades brasileiras e continua espalhando, até hoje, mensagens importantes para os nossos tempos.
Para o autor, “cada relato é uma janela que nos transporta para um mundo de desafios e superações. Mulheres que, ao se aventurarem por novas terras, deixaram sua marca em campos tão diversos como arte, ciência, educação, fotografia, jornalismo e medicina do outro lado do mundo em que nasceram”.
"Raízes belgas, trajetórias brasileiras" é uma obra que não apenas narra histórias, mas nos convida à reflexão sobre a força feminina e o impacto que cada uma pode ter na sociedade e nos seus tempos.
Boa leitura!
Autor
Marc Storms, belga, formado em biblioteconomia, trabalhou por mais de 25 anos no setor de bibliotecas, e, de 1983 a 2005 foi coordenador e diretor da Associação Flamenga de Bibliotecários e Arquivistas (VVBAD). Em 2006 chegou para um ano sabático em Salvador, na Bahia, e após este período decidiu permanecer no Brasil.
Desde 2014, pesquisa, descreve e divulga a rica e diversificada herança belga no Brasil, e coordena o projeto Patrimônio belga.
Por sua pesquisa sobre a Vila Belga em Santa Maria (RS), recebeu do príncipe Lorenz, da Bélgica, em 2017, o “Prêmio do Patrimônio belga no Exterior”.
Em 2018, publicou o livro Ad. H. van Emelen: A trajetória de um artista belga em São Paulo, com a biografia e as obras mais significativas do artista. E no ano seguinte o livro Sabores belgas no Brasil
Ficha técnica
Título: Raízes belgas, trajetórias brasileiras: Oito mulheres belgas e suas jornadas no Brasil
Autor: Marc Anna Camille Jozef Maria Storms
Texto em português com resumo em francês e neerlandês
São Paulo - Edição do autor – 2024
Páginas: 148
Formato: 14 x 21 cm
ISBN 978-65-00-95877-5

